Odontologia Preventiva


A Odontologia Tradicional, praticada até os dias de hoje preocupa-se mais com a cura da doença, ou seja, a pessoa só procura um dentista quando algo a incomoda: dor, prótese que se soltou, dente quebrado, etc. Então, o profissional intervém, "consertando" o problema, para logo em seguida esse paciente desaparecer do consultório e voltar somente quando apresentar outro problema bucal.

Dentro deste quadro, o paciente aparece sempre com um grande sofrimento, necessitando muitas vezes de auxílio psicológico para o tratamento que, na maioria das vezes é realizado de forma traumática. Por exemplo, num caso de pulpite (infecção/inflamação da polpa -"nervo"- do dente), nem sempre a anestesia consegue ser eficaz e o tratamento pode acontecer com a presença de dor. Esse dente, que chegou nessa condição patológica tem grande chance de evoluir para sua perda no decorrer do tempo, gerando outros custos e traumas até chegar ao uso de próteses ou de implantes.

Lógico que é maravilhoso saber que, mesmo perdendo um ou mais dentes, a Odontologia pode promover sua reabilitação, mas o ideal é manter os dentes saudáveis.

Na Odontologia Moderna as coisas acontecem de forma diferente.

O que se procura não é apenas o tratamento da doença já instalada, normalmente em estágio avançado, mas o foco principal está na prevenção da doença, evitando que ela atinja um grau avançado, levando a dor, sofrimento e altos custos de tratamento.

O objetivo, na verdade, é a manutenção da Saúde Bucal, controlando a doença e evitando seu avanço, uma vez que não se pode garantir que uma pessoa nunca desenvolverá uma doença, mas é possível fazer um diagnóstico precoce para intervir antes que a doença se instale de forma traumática, como acontece com a de prevenção ao câncer de mama a partir dos 40 anos de idade (Lei 11.664/08). A questão fundamental é prevenir, além de permitir o diagnóstico precoce da doença, com maiores chances de cura, reduz em muito o custo do tratamento da mesma.

A Odontologia Moderna é calcada no controle da doença e na Manutenção da Saúde!

O que é mais coerente, detectar uma cárie em seu estágio inicial, permitindo um tratamento eficaz, sem dor, traumas e alto custo, ou esperar que a doença evolua podendo levar até à perda do dente levando a tratamentos complexos, traumáticos e caros?

Que tipo de Odontologia você quer para você e sua família ou empresa, a tradicional ou a moderna?

Check up Preventivo Digital:

Você, sua família e seus funcionários investindo na saúde agora, para usufruí-la pelo resto de suas vidas!

Por que esperar termos um infarto para tratá-lo se, muitas vezes, nós podemos preveni-lo? (Prof. Dra. Marisa Amato - Incor)

Você sabia que 50% da pessoas que têm hipertensão, desconhecem o fato pois não apresentam nenhum sintoma.

O mesmo ocorre com a boca, você pode ter cáries em início de desenvolvimento e não apresentar nenhum sintoma como a dor, por exemplo. Temos que investir, fazer poupança de saúde para poder usufruir de tudo o que se conquistou ao longo da vida.

O importante não é apenas viver muito, o importante é viver muito e bem, com saúde.

Assista o vídeo Saúde Bucal e fique atento a sua saúde!

Confira o vídeo sobre saúde bucal!

Odontologia Preventiva

Checkup Digital Preventivo Cliniclass
Checkup Digital Preventivo Cliniclass
Checkup Digital Preventivo Cliniclass
Checkup Digital Preventivo Cliniclass