Os implantes dentários são basicamente peças de titânio fixadas ao maxilar que servem de base para a colocação de um dente, e são utilizados no tratamento reabilitador para os pacientes que tenham perdido um ou mais dentes.

Por que fazer implantes?
Você sabe por que os implantes são uma excelente escolha para repor dentes perdidos ou com algum tipo de problema? Eles são seguros e altamente previsíveis, e são o que existe hoje mais próximo a dentição natural, contendo raiz e coroa clínica.

Benefícios dos implantes:
O tratamento de implantes não devolve apenas a estética dos dentes. Ele resgata a função perdida dentes, devolvendo uma mastigação confortável e segura, que se assemelha bastante com o conforto da mastigação com dentes naturais saudáveis.
Os implantes proporcionam, assim, um sorriso muito mais confortável e bonito, além de ser um tratamento completamente seguro.

Tipos:
Eles são denominados de acordo com o tempo necessário para a instalação da prótese sobre ele, e são chamados de carga imediata e carga tardia. O que determina a escolha de um ou outro tipo de implante é a condição da estrutura óssea de cada paciente, e se essa estrutura demanda de um maior tempo para cicatrização do procedimento cirúrgico ou não.
Os Implantes de Carga Imediata são aqueles nos quais a instalação da peça protética ocorre no ato da cirurgia. Dessa forma, o paciente já sai do consultório com o procedimento finalizado.
Quando o implante demanda de maior tempo de cicatrização e osseointegração, chamamos ele de Implante de Carga Tardia, uma vez que a instalação da prótese não será realizada no mesmo momento da cirurgia do implante.

A Odontologia Digital e os Implantes:
A Odontologia Digital é uma grande ajuda na hora do planejamento dos procedimentos da implantodontia. Facilita a definição das medidas de um implante e, através de uma tomografia e escaneamento oral digital, é possível imprimir um guia personalizado em 3D. Em seguida, o paciente já pode ser encaminhado para a cirurgia de implante, que será guiada, o que diminui as chances de erro no posicionamento e reduz o tempo de recuperação, já que o procedimento é direcionado e sem cortes extensos de gengiva.

Os implantes são a opção de tratamento reabilitador que mais se aproximam da estética e da função dental.
Continue acompanhando nosso conteúdo para ficar por dentro do universo da odontologia.